quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Anorexia na Terceira Idade...





A anorexia no idoso é identificada como uma doença secundária. Segundo o chefe de geriatria do Hospital Cajuru, o médico José Mário Tupiná, a partir dos 60 anos, a mais comum é a anorexia provocada pelo uso excessivo de medicamentos. Neste caso, o idoso chega queixando-se, a princípio, do número excessivo de remédios e de tratamentos de saúde. Depois, descobre-se que isso o faz perder o apetite. É a chamada anorexia medicamentosa. O médico observa que a quantidade de remédios pode levar à inapetência, ou seja, o paciente alimenta-se cada vez menos, de forma lenta. “Muitas vezes, os cuidadores acreditam que aquilo é normal. O próprio idoso reafirma isso quando diz ‘não faço mais nada, por que comer?’”

O estado de ânimo também pode contribuir para o quadro de anorexia. Idosos dependentes, isolados e com diagnóstico de depressão não se alimentam direito, agravando o quadro, em geral, de difícil identificação.

A psicóloga Francieli Aparecida Fernandes, do Asilo São Vicente de Paulo, explica que nenhum paciente chega ao consultório colocando o problema de não querer se alimentar de forma espontânea, o que pode dificultar o diagnóstico. “A anorexia, muitas vezes, é mascarada por outras doenças”.

Nenhum comentário: