quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Na sua opinião de quem é a culpa? A mídia, a sociedade, os próprios pais… ?


O universo da moda é o suspeito mais óbvio dos casos de anorexia, a indústria da moda dá a cara para bater ao atestar que para ser modelo é preciso ter um biotipo definido.Especialistas da área de saúde ainda não têm uma conclusão definitiva sobre a origem da doença. Mas tudo leva a crer que fatores biológicos e psicológicos, aliados a pressões sociais e familiares, são capazes de detonar a anorexia.

É dever dos pais ensinar à criança a comer saudavelmente, sem neurose, mas também não permitindo que ela coma de tudo e a todo momento. Tenho certeza que se a maioria tivesse este cuidado, muitos de nós não teria problema com peso.

Sabemos que ao mesmo tempo vivemos em uma sociedade cruel, que impõe padrões de beleza e valorizam muito a aparência. É difícil viver numa sociedade consumista e discriminadora sem nos contaminar com a pressão e a imposição de códigos de conduta que ela derrama sobre nós.

Um comentário:

Rose Cendron Midon disse...

Concordo plenamente com o exposto. A sociedade criou um padrão de beleza que não é adequado para a maioria das pessoas. Estar fora dos padrões causa sofriemnto e pode desencadear a doença.